quinta-feira, 29 de outubro de 2009

SELEÇÃO NATURAL (por Charles Darwin)


A seleção natural,como Charles Darwin disse é um processo de evolução do ser vivo para adaptar-se ás condições do espaço como temperatura, seus inimigos, os tipos de vegetais ou animais entre outras do ambiente.
A seleção natural diz que todo ser vivo evoluiu por três fatores:

- A deriva genética: que é a frequente mudança de organismos

-As mudanças de temperatura (um lugar muito quente,outro muito frio, outro natural)
-A pressão de mutação: que é como uma obrigação de mudar devido as características do ambiente, os predadores naturais e temperaturas do meio.

A seleção natural, foi bem utilizada para explicar o que aconteceu para os seres vivos mudarem e adquirirem as capacidades de sobrevivência em alguns lugares extremos, a capacidade de se proteger dos predadores naturais, a de suportar algumas temperaturas e de algumas vezes migrar para sobreviver.

A seleção natural, foi e ainda é muito importante para explicar um pouco da ciência hoje e como os animais evoluíram para chegar o que é hoje e se vai evoluir ainda nesses tempos de hoje ou mais para frente. Se ele ainda vai evoluir, não sabemos, só sabemos que ele precisa evoluir caso o planeta tenha que conviver com escassez de água, se não tivermos mais florestas e se o lixo acumular todo em nosso espaço natural, além de outros fatores que poderão interferir no desenvolvimento dos seres vivos no ambiente. Precisaríamos então sim, evoluir para não nos extinguirmos.

A importância da seleção natural para a ciência, é crucial para a sociedade de hoje, para explicarmos como, o que provocou, e o porque da seleção natural. Durante anos os filósofos e estudiosos de várias partes do mundo, vem tentando saber como a natureza consegue produzir vário tipos de seres vivos, e como eles conseguiram ficarem vivos e como conseguiram se reproduzir. Quando Darwin criou essa teoria, muitos até não acreditaram mas de uns anos para cá passaram a acreditar pois existem várias pesquisas que confirmam a seleção natural como explicação para o que aconteceu para os seres vivos chegarem ao que é hoje.

Foto mostra "elo perdido"entre homens e peixes

Comentários:


A matéria fala que a
charam uma comprovação de que a teoria de Darwin estava certa, pois acharam um fóssil no Canadá de um animal aquático semelhante ao crocodilo mas ao invés de memros com barbatanas.
Estima-se que os fóssil tenha 383 milhões de anos aproximadamente e viveram provavelmente em águas rasas. Esses fósseis tem rastros de evolução de animal aquático para terrestre durante um certo período.
Mas esta descoberta não é novidade pois a reportagem ainda diz que em 1999, alguns cientistas foram estudar a teoria de Darwin mais profundamente fazendo pesquisas na parte ártica do Canadá para encontrar sinais do elo perdido entre animais aquáticos e terrestres. Depois de seis anos de pesquisas, em 2004 acharam um focinho de um animal aquático perto das montanhas e foram escavar por lá achando três fósseis e o maior tinha 3 metros de comprimento. E depois no laboratório descobriram que o animal parecia um crocodilo mas com barbatanas, mas quando eles olharam dentro delas perceberam uma formação de ombros e pulsos e assim comprovaram que era um elo perdido entre peixes e animais terrestres.

(ver reportagem http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI951416-EI319,00.html )

Visita a exposição de Darwin
A nossa visita a exposição sobre Darwin foi legal pois aprendemos um pouco mais sobre ele, sua família e suas teorias e pensamentos como um todo. Vimos também o mapa das viagens que ele fez e os animais que ele estudou como tartarugas, aves, iguanas, etc. No meio da exposição também tinha vídeos que mostrava sobre a vida dele e um pouco de suas teorias.
No final vimos algumas orquídeas para encerrar nossa visita não só porque são belas mas porque também Darwin as admirava e as estudava.

Cientistas nos passos de Darwin

A matéria fala que os cientistas estão querendo refazer a rota que Darwin fez no veleiro Beagle em que ele catalogou cerca de 13 mil espécies na sua viagem. Com um veleiro, construído na Amazônia eles irão refazer essa mesma rota para organizar e catalogar os seres vivos vistos por ele. Colocaram o nome dessa de missão de sistema de barras genéticas para padronizar o DNA dos seres vivos como um codificador de genes. A missão partirá da América do Sul no ano que vem, foi decidido isso na conferência “Darwin e a aventura realizada em Paraty no Rio na semana passada.

Elizelton e Samuel
6ª A

Um comentário: